Civic Type R será o último Honda com caixa manual
A relevância das caixas manuais na indústria automóvel continua a encolher e, depois de marcas como a Mercedes-Benz terem anunciado o fim das suas caixas operadas manualmente, a Honda é mais uma das marcas que se apresta a terminar com este dispositivo na condução dos seus automóveis. O último modelo com caixa manual na Europa será o Civic Type R.
Apostada em pleno na eletrificação dos seus produtos, a Honda tem em desenvolvimento contínuo o seu sistema híbrido e:HEV que já se encontra presente em modelos como o Jazz, HR-V e, em breve, também no novo Civic, que chegará ao mercado europeu entre setembro e outubro. Este sistema combina um motor a gasolina e motores elétricos que tratam de assumir a grande maioria das despesas de movimentação, cabendo apenas esporadicamente esse papel ao motor de combustão, procurando dessa forma reduzir os consumos e as emissões poluentes.
Um dos pontos relevantes deste sistema é o facto de dispensar a presença de uma caixa manual ou automática (nem mesmo a CVT, embora tenha essa denominação para fins comerciais), já que quando o motor a gasolina é chamado a intervir fá-lo através de uma engrenagem direta que acopla o motor às rodas, providenciando assim tração.
O que já se sabe é que nenhum dos modelos a lançar pela Honda terá caixa manual, com o novo Civic Type R, que será revelado a 20 de julho a ser a única exceção, tratando-se de um desportivo criado e desenvolvido para os puristas da condução e o último também com motor unicamente térmico, dispensando qualquer tipo de eletrificação. A partir do Civic Type R, a marca acabará com as caixas de engrenagem manual.
Este será também o caminho a seguir por muitas outras marcas à medida que enveredam pela eletrificação.
Fonte: Motor 24