Notícias

Nova era das fábricas automóveis pode chegar a Portugal com a Renault

Lançada originalmente na localidade francesa de Flins, a Refactory foi criada pela Renault com o intuito de criar novos polos industriais em que a economia circular seja valorizada, tendo não só uma vertente de renovação de automóveis em segunda mão com o mesmo cuidado de um novo, como também uma maior atenção à áreas como a reciclagem, reutilização e conversão de automóveis para a eletrificação e hidrogénio. A fábrica de Cacia, em Aveiro, está na calha para abraçar o conceito Refactory, embora ainda não exista uma confirmação oficial.

Mais do que uma fábrica tradicional de produção de automóveis, a Refactory de Flins é, acima de tudo, um polo de diversas competências que se cruzam entre si com o intuito de tornar a mobilidade mais sustentada em todas as suas áreas. Com o final da produção de automóveis à vista na fábrica de Flins, este foi o local escolhido para albergar um novo conceito em torno dos automóveis, dedicado exclusivamente à economia circular.

Para o efeito, conta com quatro ‘R’ e quatro pilares fundamentais: ‘Retrofit’, ‘Restart’, Reenergy’ e ‘Recycle’, sendo cada um destes diferente nos seus propósitos. O primeiro, o ‘retrofit’, passa por estender o ciclo de vida dos automóveis, embora conte com dois projetos atualmente em aplicação. O primeiro passa por renovar e requalificar automóveis em segunda mão pelos padrões de um automóvel novo em diversos parâmetros, dando assim maior segurança ao comprador. Inaugurado em setembro de 2021, leva já mais de 12 mil automóveis trabalhados. O outro projeto desta área é o de conversão de veículos comerciais ligeiros (VCL) para motorização elétrica, em colaboração com a Phoenix Mobility, antevendo a previsível mudança de paradigma na mobilidade de comerciais dentro dos centros urbanos.

Fonte: Motor 24

 

Mostrar Mais

Related Articles

Back to top button
Close
Close