Frezite da Trofa comprada por suecos da Sandvik
Com cerca de 450 trabalhadores, a histórica empresa especializada em ferramentas de corte vai passar a ser uma unidade de negócios da divisão de soluções para máquinas industriais da Sandvik.
Aempresa de engenharia Frezite tem novos donos. O grupo industrial da Trofa foi comprado, em 100%, pela família sueca Sandvik. Não foi revelado o montante da transação, segundo o anúncio feito esta segunda-feira.
“Atualmente enfrentamos tempos que trarão novos níveis de competitividade a fatores como a escala e a flexibilidade do negócio. Novos materiais, a digitalização, novas tecnologias de fabrico e a globalização fizeram-nos pensar em avançar com um parceiro como a Sandvik, uma decisão que será benéfica para todos nós”, justifica o fundador, José Manuel Fernandes.
Com cerca de 450 trabalhadores, a Frezite vai passar a ser uma unidade de negócios da divisão de soluções para máquinas industriais da Sandvik. Com a designação Walter e sede na Alemanha, conta com cerca de 3.800 funcionários e serve clientes em mais de 80 países.
O grupo nortenho vai dar o seu contributo para o fabrico de automóveis elétricos, no fornecimento de peças para a indústria aeroespacial e ainda na transformação da madeira, de acordo com um comunicado emitido pelo grupo baseado na Suécia.
Atualmente enfrentamos tempos que trarão novos níveis de competitividade a fatores como a escala e a flexibilidade do negócio. Novos materiais, a digitalização, novas tecnologias de fabrico e a globalização fizeram-nos pensar em avançar com um parceiro como a Sandvik, uma decisão que será benéfica para todos nós
José Manuel Fernandes
A família Sandvik destaca que a compra “é mais um passo importante na mudança da [sua] estratégia de crescimento”. “Temos a ambição clara de aumentar o nosso negócio de soluções para máquinas industriais e fortalecer o nosso conhecimento em materiais leves e em ferramentas em diamante policristalino (PCD)”, detalha.
A compra da Frezite pela família Sandvik deverá ficar concluída no terceiro trimestre de 2022.
Em 2021, a Frezite terá obtido receitas de 450 milhões de coroas suecas (42 milhões de euros no câmbio atual) e “é expectável que a taxa de crescimento orgânico se situe entre 4% e 6% no médio prazo”.
O grupo da Trofa conta com uma vasta experiência na conceção, desenvolvimento e produção de ferramentas de corte por arranque de apara e é detentora de nove empresas no estrangeiro. Exporta cerca de 70% da produção para 65 mercados a nível mundial, sendo os principais a Alemanha, Espanha e México.
Fonte: ECO