NASA agenda teste de avião supersônico sem estrondo sônico
A NASA anunciou uma agenda de testes para o avião supersônico experimental X-59, projetado para não emitir o estrondo sônico ao superar a velocidade do som.
O objetivo é viabilizar um jato de passageiros que possa atingir velocidades supersônicas sobre a terra, ao contrário do Concorde, que só podia superar a velocidade do som sobre o mar por causa da explosão sônica – ou boom sônico -, que poderia destruir janelas e causar outros acidentes.
Quando um avião voa na velocidade do som ou acima dela, as moléculas de ar não conseguem sair do caminho do avião com rapidez suficiente, então as ondas de pressão se combinam para gerar uma grande onda de choque, que as pessoas no solo ouvem como um estrondo sônico.
Os engenheiros afirmam que, desde o primeiro voo supersônico, do avião X-1, em 1947, ganharam uma compreensão muito maior de como as aeronaves criam estrondos sônicos e voltaram sua atenção para a ideia de diminuir a intensidade desses estrondos manipulando a forma do avião.
Isso deu origem ao programa QueSST (Quiet Supersonic Transport – Transporte Supersônico Silencioso). A equipe descobriu que o som produzido por um avião ao superar Mach 1, ao ser plotado em um gráfico, cria uma curva em formato de N. Eles então foram alterando o formato do avião para reduzir a amplitude das sondas emitidas, na prática achatando essa curva, deixando-a mais parecida com uma senoide.
Os primeiros testes ocorreram em 2003, mas usando um F-5E modificado, cuja fuselagem foi alterada para assumir um formato que permitia reduzir o estrondo.
Funcionou, mas era preciso mais para que os aviões supersônicos pudessem ser aceitos em regiões povoadas.
Fonte: Inovação Tecnológica