Autoeuropa vai produzir 250 mil carros este ano
Este aumento de produção de 13 a 14% resulta do aumento de turnos semanais, da paragem em agosto ter sido de apenas duas semanas e não três e de não ter havido nenhum dia de paragem não planeado.
A Autoeuropa já assumiu que este ano vai conseguir produzir mais de 250 mil veículos em Palmela, revela esta quarta-feira o Jornal de Negócios. Esta fasquia é um novo recorde absoluto, e que ajudará o país a produzir um total de 300 mil unidades também graças ao aumento da produção de outras fábricas instaladas em Portugal.
A Autoeuropa deixou de revelar publicamente as suas metas de produção depois de o ano passado ter falhado a fasquia que se tinha estabelecido de produzir 240 mil unidades — produziu 220,9 mil veículos, o que ainda assim foi um novo recorde face aos melhores resultados conseguidos em 1998 (138.890 unidades).
Este aumento de produção de 13 a 14% resulta do aumento de turnos (19 por semana), da paragem em agosto ter sido de apenas duas semanas e não três e de não ter havido nenhum dia de paragem não planeado, ao contrário do que aconteceu o ano passado por diversas vezes devido aos problemas de fornecimento de peças, nomeadamente de motores.
A produção de veículos na Autoeuropa parece seguir imune ao abrandamento verificado na Alemanha, o principal mercado da Autoeuropa. As vendas de veículos Volkswagen, em solo alemão, cresceram 0,5% até setembro e o T-Roc, o modelo produzido exclusivamente em Palmela, vendeu 159 mil unidades até setembro, ou seja, uma subida de 13,8% em termos homólogos.
O aumento da produção automóvel também se verificou nas outras fábricas do país, tal como demonstram os dados da produção até setembro, o que leva a crer que Portugal poderá terminar o ano com uma produção total de 300 mil unidades.
Fonte: Eco Sapo