Notícias

20 previsões para 2020: o ano de todos os perigos

27/12/2019 – O ano de 2020 vai ficar na história como aquele em que a indústria automóvel começou a revolução em direção à eletrificação em massa. Saiba as 20 mudanças que vão acontecer.

“Aperte o cinto de segurança, vamos passar por uma zona de turbulência!” A frase bem conhecida das viagens de avião aplica-se perfeitamente ao que vai acontecer à indústria e comércio automóvel no ano de 2020.

A pressão política para a eletrificação já alastrou ao grande público e o movimento está em marcha, pelo menos do lado dos construtores. Vão ser 12 meses muito agitados, dominados pela redução da média de emissões de CO2 para os famigerados 95 g/km.Quem vai conseguir cumprir? Quem vai ter que pagar as multas? Que medidas vão ser tomadas para evitar as sanções?…

Reunindo toda a informação disponível, aqui fica a previsão dos 20 maiores acontecimentos que vão marcar o ano de 2020, o ano de todos os perigos para o setor automóvel.

Nota importante: se alguma(s) das previsões falhar, não me responsabilizo pelas consequências. Afinal, o Zandinga (aos mais novos sugiro que o vão “googlar”) nunca conseguiu acertar com a queda da ponte 25 de Abril e ele era um profissional do ramo…

As 20 previsões para 2020

20Subida das vendas dos carros elétricos. Organismos públicos e algumas empresas vão ser “incentivados” a substituir as suas frotas por veículos elétricos, fazendo subir as vendas.

19Oferta de veículos híbridos e híbridos “plug-in” vai disparar e contribuir fortemente para descer o volume de emissões de CO2. São as empresas que os vão comprar.

18A maioria dos veículos vai começar a ter um sistema “mild-hybrid”, na maioria será um “start/stop” melhorado.

17As vendas dos SUV vão continuar a crescer, apesar de serem veículos mais poluentes que as berlinas que lhes dão origem.

16Desaparecimento quase total de oferta de modelos descapotáveis. O mercado, neste momento, não os compra. A imagem social é negativa.

15Versões desportivas de vários modelos vão ser canceladas. A sua contribuição para as emissões não é compensada pelas vendas cada vez mais baixas.

14Vai continuar a “guerra” aos motores Diesel, que só vão sobreviver quando agregados a sistemas “mild-hybrid”e rebatizados de maneira a disfarçar que consomem gasóleo.

13Desaparecimento dos pequenos citadinos a gasolina. Os carros que são os menos poluentes do mercado vão deixar de ser feitos por não serem rentáveis.

12 – Jovens vão deixar, cada vez mais, de comprar um carro. Os custos e a maçada não compensam a ideia de liberdade do passado. TVDE chega.

11Aumento da oferta de transportes públicos coletivos elétricos irá diminuir um pouco a contribuição deste setor para as emissões nas cidades.

10Energia elétrica vai finalmente passar a ser paga em todos os carregadores públicos para carros elétricos. Espera-se que seja acompanhada por uma renovação e ampliação da oferta.

9A partir do meio do ano, algumas marcas, que não consigam cumprir a norma dos 95 g/km de CO2, vão deixar de fabricar os modelos mais poluentes.

8Como consequência da previsão anterior, vão fechar fábricas de automóveis, principalmente na Europa. Mais desemprego no setor.

7Aumento de preço dos automóveis, para os construtores fazerem face às multas por imcumprimento da diretiva dos 95 g/km de CO2

6Ainda não será em 2020 que vão surgir as tão esperadas baterias “sólidas”. Mas alguns construtores vão mostrar protótipos com evoluções significativas.

5Fuel Cell vai continuar a ser uma tecnologia falada ciclicamente. Mas os investimentos necessários à sua implementação vão travar o seu avanço.

4Ainda não vai ser em 2020 que vai aparecer um maior controlo de emissões de motores Diesel antigos a circular em carros mais velhos.

3Superdesportivos com preços de vários milhões de euros vão continuar a aparecer. Alguns deles híbridos, outros completamente elétricos.

2Políticos europeus vão começar a olhar para a falta de resultados das suas políticas contra as emissões poluentes. Mas não vão alterar nada.

1A média de emissões poluentes de carros novos vendidos em 2020 vai aumentar.

Conclusão

Espero que esteja enganado em algumas destas previsões. A minha “bola de cristal” por vezes tem problemas de conetividade e anda a gastar a bateria muito depressa.
Desejos de um bom ano de 2020.
Francisco Mota

Fonte: Motor 24
Tags
Mostrar Mais

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close