A “baleia” dos céus já fez o primeiro voo
Beluga XL tem 63 metros de comprimento e quase 19 metros de altura
Era um dos momentos mais ansiados pela indústria aeronáutica. Desde que foi anunciado, o Beluga XL cativou a curiosidade de todos os amantes da aviação. Este avião da construtora Airbus está operacional e já fez o seu primeiro voo operacional, no dia 9 de janeiro. Esteve em testes desde julho de 2018, mas a licença acabou por chegar apenas em novembro de 2019.
A aeronave destina-se apenas ao transporte de cargas e sucede ao modelo Beluga (ou Airbus A300-600ST), que opera desde 1995, e deverá sair de cena em 2021.
Uma das particularidades deste novo modelo é o seu desenho. Mantendo a estrutura parecida com uma beluga (baleia-branca), que o seu antecessor já tinha, o Beluga XL terá uma boca e uns olhos desenhados na parte da frente.
Os números apresentados pela Airbus revelam um avião monstruoso, que será capaz de transportar grandes cargas, e vai ajudar na construção de novos aviões comerciais.
Com mais de 63 metros de comprimento e cerca de 19 metros de altura, o Beluga XL vai conseguir carregar até 51 toneladas de cada vez, o equivalente a uma manada de sete elefantes.
Em termos mecânicos, apresenta uma maior capacidade aerodinâmica, mas a grande vantagem está mesmo na carga que consegue levar. Segundo a Airbus, este avião é capaz de carregar duas asas de um avião A350 de uma só vez, enquanto o Beluga só conseguia transportar uma.
O que muda realmente é o seu comportamento na parte traseira, na parte inferior da zona de carga”, revelou Bertrand George, chefe do programa do Beluga XL, à CNN.
Veja os números apresentados pela Airbus com mais atenção.
O principal objetivo deste transporte será ligar as bases de montagem e de produção da Airbus, que se situam em cidades como Tolouse (França), Hamburgo (Alemanha) ou Tianjin (China).
A frota do Beluga XL vai ter seis aviões disponíveis. O seu design arrojado foi escolhido depois de uma votação em que participaram 20 mil funcionários da Airbus. Eram dadas seis opções diferentes, e 40% dos votos foram para a cara sorridente, que acabou por ser escolhida pela empresa.
Um dos primeiros voos de teste foi realizado em fevereiro de 2019, na cidade de Bremen, na Alemanha.