A fabricante-fantasma que faz carros de Toyota, Mercedes e até da Sony
Magna-Steyr, empresa austríaca especializada em terceirar produções, pode ser porta de entrada para empresas sem conhecimento da indústria automotiva
Uma das grandes estrelas — e surpresas — da CES 2020 em Las Vegas foi o Sony Vision-S. Mas a principal responsável pelo carro futurista não estava no estande da marca japonesa, e nem atraiu toda a atenção que sua cliente teve.
A Magna-Steyr é herdeira de uma empresa centenária e responsável pela produção de modelos tão distintos como Jaguar I-Pace, Toyota Supra e Mercedes Classe G. Este último, aliás, foi o primeiro carro desenvolvido pelo grupo austríaco.
Sua operação, numa analogia simplista, seria como a de um “escritor-fantasma”, que escreve um livro por encomenda a ser assinado por alguém mais famoso.
A companhia é uma fabricante que trabalha por contratos. Diferentes marcas desenvolvem seus produtos, enquanto a Magna fabrica os veículos — somadas, as unidades de produção da empresa têm capacidade de 200.000 carros por ano.
A Magna também pode produzir conceitos e modelos específicos sob encomenda, usando sua experiência para ajudar clientes de fora da indústria na nada fácil tarefa de criar um automóvel, mesmo que de forma conceitual.
Este é o caso do Vision-S, modelo encomendado pela Sony, mas que foi desenvolvido e fabricado pela Magna.
Fábrica por demanda
Fonte: Quatro Rodas