A Gigafactory 4 da Tesla na Alemanha vai ser paga pela FCA?
Estão prestes a começar os trabalhos para erigir a Gigafactory 4 da Tesla em Grünheide, perto de Berlim na Alemanha, mas de onde veio o dinheiro para o empreendimento?
E vão quatro. A Gigafactory 4 da Tesla perto de Berlim na Alemanha juntar-se-á às restantes que já operam nos EUA (estado do Nevada e Nova Iorque) e na China (perto de Xangai).
Um feito notável para o (ainda) pequeno construtor norte-americano, e desta vez a instalar-se no coração do território da poderosa indústria automóvel alemã. Na futura fábrica além da produção de baterias e da cadeia cinemática dos seus modelos, será montado o Tesla Model Y e o Model 3, a partir de 2021.
Após ter sido conhecida a localização da Gigafactory 4, não foi preciso esperar muito para encontrar resposta à questão de como esta seria financiada.
A Gigafactory 3, por exemplo, localizada na China, conseguiu 1,4 mil milhões de dólares (1,26 mil milhões de euros) através do financiamento de vários bancos chineses. Na Europa, por outro lado, os fundos necessários vieram do local mais improvável: a FCA (Fiat Chrysler Automobiles).