Adeus, Intel?! Apple pode lançar futuros Macs com processadores AMD, sugere vazamento
Antes a Intel reinava soberana no mercado de processadores para PCs, porém, desde 2019 a AMD tem investido bastante em pesquisa e desenvolvimento, apresentando produtos interessantes que batem de frente (e até superam em alguns cenários) as soluções da rival.
Estamos falando, inclusive, de chips que oferecem poder de processamento de sobra para jogos e produtividade – na CES 2020 , por exemplo, conhecemos os impressionantes chipsets Ryzen para laptops.
Mediante tantas inovações, muitas grandes marcas como, por exemplo, a Microsoft, já migraram para os chips da AMD em seus produtos mais recentes – contudo, a Intel parece se confiar cegamente em outra grande marca para continuar utilizando suas soluções de processamento: a Apple.
Porém, ao que tudo indica, a gigante de Cupertino pode estar prestes a explorar os chipsets da AMD em suas máquinas vindouras, isso segundo indícios encontrados nos códigos do macOS 10.15.4 Beta, que acusam referências de APUs (Unidades de processamento acelerado) como Picasso, Renor e Van Gogh:
MacOS 10.15.4 Beta 1
NAVI12_A0
NAVI21_A0
PICASSO_A0
RAVEN2_A0
RAVEN_A0
RENOIR_A0
VANGOGH_A0
Uma coisa é certa: as empresas buscam as soluções que possam entregar o melhor desempenho e menor custo, então, a Intel (que já até desistiu de fabricar processadores para smartphones) vai ter que correr atrás do prejuízo para não ser passada para trás e perder um de seus maiores clientes.
Para aqueles que buscam um melhor desempenho gráfico, os chips da AMD com a arquitetura Zen 2, por exemplo, e iGPUs Vega, são capazes de entregar desempenho muito superior às placas de vídeo integradas da Intel – sem contar que eles possuem menos brechas conhecidas de segurança.
Ainda assim, pode ser que a Apple ainda mantenha alguns modelos de Macs com chips Intel, vendo que uma mudança repentina e total para a AMD poderia ser arriscado demais para a marca.