Ano novo, cara nova. Facelifts, restylings e atualizações para 2020
Ontem já era tarde é a realidade da indústria automóvel dos nossos dias. Os modelos de cara lavada previstos e confirmados para 2020 apostam quase tudo em mais e novas tecnologias.
Como não podia deixar de ser, além das novas gerações de modelos em comercialização, como a introdução de novos (e até inéditos) modelos no portefólio das marcas, não poderiam faltar também as atualizações aos modelos já em comercialização. Em 2020 serão muitos os modelos de cara lavada, ou seja, assistiremos a uma série de facelifts, restylings ou, como temos visto este ano, muitas atualizações tecnológicas.
Tal é o ritmo da indústria automóvel de hoje que, esperar por uma nova geração de um modelo para introduzir novas tecnologias ou reforçar as existentes — seja ao nível da eletrificação, conetividade ou sistemas de assistência à condução —, pode significar demasiado tempo.
Otimizar e reforçar
Basta reparar nas atualizações de alguns modelos para 2020 (já reveladas em 2019) que focavam-se, essencialmente, na introdução de mais tecnologia (segurança e conetividade). Em casos mais específicos, como nalguns elétricos, o destaque foi uma atualização de… software, como se tratasse do sistema operativo do nosso computador ou smartphone.
Entre estes últimos, o Audi e-tron, cuja nova variante Sportback trouxe diversas otimizações (hardware e software) para a restante gama, permitindo ganhar 25 km de autonomia. O Jaguar I-Pace foi alvo de idêntico tratamento — atualização do software da gestão das baterias — que o fez ganhar 20 km. Além destes, o “mestre dos updates” ou atualizações, o Tesla Model 3 também recebeu várias, permitindo ganhos de potência/performance e novas funcionalidades do seu sistema de infotainment.
O Honda Civic entra em 2020 com algumas novidades: passam a haver… botões — sim, botões… — para assistir no controlo do sistema de infotainment. Surgem também mais opções ao nível dos equipamentos de conforto, como por exemplo, bancos com ajuste elétrico. Esperem uns ligeiros retoques na face do Civic — entradas de ar com desenho revisto e os faróis passam a ser de série em LED.
O (ainda) navio almirante da marca alemã, o Opel Insignia, também recebe uma quase imperceptível revisão estética à frente, mas ganha uma nova câmara traseira, e com ela, um reforço ao nível dos assistentes à condução.
Por fim, “O” MPV Renault Espace recebeu também novo pacote tecnológico e óticas LED Matrix Vision, uma estreia na marca francesa. E o interior ganhou uma nova consola central que integra também o mais recente sistema de infotainment da Renault, o Easy Connect.
De cara lavada
Além dos reforços tecnológicos, veremos, efetivamente, modelos de cara lavada no próximo ano. Começamos com o Mitsubishi Space Star cuja face é 100% nova — já revelado e… já conduzido —, com chegada a Portugal para março.
O Citroën C3 também verá a sua face renovada, mantendo-se fresco contra a pesada concorrência doméstica, nomeadamente Clio e 208, que deverão tomar de assalto o segmento em 2020.
Para mais, ao manter a antiga plataforma PF1 — o novo 208 recorre à nova CMP —, a eletrificação não estará ao alcance do C3 pelo que terá de recorrer a outros argumentos. É de esperar, por isso, maior aposta no conforto — a introdução das suspensões de batentes hidráulicos progressivos tem sido uma das hipóteses mais badaladas —, o que permitirá destacar-se dos rivais.
Equipa RA
Levei a minha Renault Mégane II 1.5 dCi com 220 mil km para o Estoril
Subindo um segmento, é o Hyundai i30 que se prepara para receber um restyling que, ao que parece, será mais pronunciado que a norma. A novidade será a introdução de um híbrido plug-in, assim como os mais recentes sistemas de infotainment e ajuda à condução.
Um híbrido plug-in será também a grande novidade do renovado Renault Mégane. Se por fora não são esperadas grandes mudanças, por dentro, e tal como na Espace, deverá receber o novo sistema de infotainment, estreado no Clio.
Mudando de tipologia, para os incontornáveis SUV, e começando pelo Peugeot 3008, a galinha dos ovos de ouro do construtor de Sochaux, terá revisões estéticas nas extremidades que o deverão aproximar dos mais recentes 508 e 208. Recentes são também as versões híbridas recarregáveis Hybrid e Hybrid4, pelo que não se esperam muitas mais novidades do ponto de vista mecânico. O 5008 receberá as mesmas atualizações, exceto, ao que tudo indica, na disponibilidade de motorizações híbridas.