Audi perspetiva futuro eletrizante… e estilo revolucionário
Será manifestamente redutor dizer-se que a indústria automóvel atravessa um momento de revolução nos tempos que correm. Com bem mais de uma centena de anos, a história do automóvel conhece o seu momento mais dramático com a transição energética para o ecossistema da mobilidade elétrica e da tecnologia de condução assistida.
Ciente de que este é o momento certo para agir em defesa do seu próprio legado, perspetivando o futuro, a Audi desenrola a sua estratégia de médio prazo com um ponto central – a eletrificação. Daí que a companhia do Grupo Volkswagen tenha até pensado num novo lema para os novos tempos: ‘A Audi torna-se elétrica’, numa tradução bastante literal (e não tão inspirada…) do original ‘Audi Goes Electric’.
Esse é o fio condutor do que se apresta a chegar já no ano de 2020 e que dá continuidade ao que o e-tron quattro começou por fazer este ano, quando colocou a Audi no patamar das marcas com veículos elétricos de derradeira geração, numa combinação de tecnologia e de funcionalidade. O primeiro elétrico da marca em formato SUV abre o caminho, mas as novidades para o futuro são muitas, desde a utilização de diferentes plataformas consoante o tipo de veículo à utilização de tecnologia Plug-in híbrida associada aos motores TFSI a gasolina para os seus modelos já em 2019. Pelo meio, uma nova abordagem em termos de relação com o cliente, na produção e na própria forma de estar, que passa a incutir uma ideia muito mais evidente de sustentabilidade eletrificada.
No seu caminho para a sustentabilidade – tema tão central na sociedade atual –, a Audi preconiza um total de 30 veículos eletrificados até 2025, dos quais 20 serão totalmente elétricos.
Protótipos de outro mundo
Comecemos pelo que está mais longe, os protótipos que perspetivam os modelos do futuro e que mostram igualmente aquilo que as diferentes plataformas do Grupo Volkswagen possibilitam. Quem sempre criticou os Audi pela sua imagem conservadora terá de ‘morder a língua’ ao ver aquilo que os designers da marca alemã têm na calha para os próximos anos. Um estilo muito mais emocional, que faz uma ponte entre o passado e o futuro de maneira a causar um impacto, sobretudo atendendo à noção de que os concepts apresentados aos jornalistas – três – prefiguram modelos muito aproximados aos de produção em série.
NO FINAL DE 2023, A AUDI TERÁ INVESTIDO UM TOTAL DE 14 MIL MILHÕES DE EUROS NA MOBILIDADE ELÉTRICA. ISSO INCLUI PRODUTOS, ESTRATÉGIAS COMERCIAIS E PRODUÇÃO, NA QUAL PRETENDE SER NEUTRA EM EMISSÕES DE CARBONO EM 2050.
Prestes a ser revelado na versão final (em novembro), o e-tron GT Concept dá o mote para uma ideia do que é uma berlina 100% elétrica com forte atração visual em todos os seus detalhes, não esquecendo o aspeto histórico do design do Audi Quattro, nomeadamente em termos de robustez de ombros.
Superfícies bastante limpas, com pormenores de alta tecnologia como a abertura de portas com recurso à impressão digital ou a iluminação LED Matrix com novas potencialidades. Detalhe idêntico em termos de estilo é a área inferior da carroçaria, entre os dois eixos, enfatizando o posicionamento da bateria de elevada capacidade que, como adianta a marca alemã, “passa a ser o coração destes modelos”.
E-tron GT Concept
Nota-se que existe na Audi uma tentativa para tornar os seus modelos mais diferentes face aos atuais, com um conteúdo emocional e desportivo que tira partido das potencialidades das motorizações elétricas. No caso do e-tron GT Concept, a imagem é mesmo um dos pontos mais fortes. Mas tem outros detalhes curiosos: a bateria, situada no meio do veículo, sob o piso, tem na zona traseira dos pés dos passageiros uma espécie de ‘alçapão’ para a colocação dos pés, não obrigando a viajar com os joelhos muito dobrados, logo numa posição mais natural.
Tal como os demais modelos, a grelha ‘Singleframe’ renova-se e ganha outras potencialidades. Sem necessidades de refrigeração do motor, térmico os projetistas recebem outra liberdade estética, neste caso assente na plataforma J1 desenvolvida em parceria com a Porsche para modelos de índole desportiva e sobre a qual será construído o novo Taycan. Modular e robusta, esta plataforma mostra como será o futuro GT desportivo e, garantem os responsáveis da Audi, não irá fugir muito daquilo que é o protótipo.
Q4 e-tron Concept
Mas, se a ideia é perceber as linhas finais a partir de um concept, o Q4 e-tron Concept é o mais adequado para tal exercício. O SUV compacto recorre à nova plataforma elétrica MEB do Grupo Volkswagen (numa enorme partilha de sinergias com outras marcas do grupo), mas imaginado por completo para uma filosofia de segmento única. Compacto por fora (as dimensões de um A3), mas com o espaço de um Q5 por dentro, graças à distância entre eixos bem larga possibilitada pela arquitetura elétrica, o Q4 e-tron adota postura desportiva e, ao mesmo tempo, funcional, aproveitando o segmento da moda, o dos crossovers.
Nesta versão ainda protótipo, contava com uma autonomia elétrica para 225 quilómetros, podendo ser carregado em postos de até 125 kW para alimentar a sua arquitetura de dois motores.
Sem nome, muito estilo
Surpresa geral foi a presença de um modelo especial, sem nome, mas que serviu para reforçar a ideia de que o estilo da Audi será bem diferente do atual, tornando-se mais agressivo. Baseado na plataforma PPE – Premium Platform Electric (também desenvolvida em parceria com a Porsche), este protótipo figurou como um mero exercício estilístico, com linhas esguias, largura assinalável e, uma vez mais, grande distância entre eixos que permite habitabilidade desafogada. Pelo menos, foi o que os responsáveis da Audi garantiram, uma vez que o interior estava ocultado por ‘vidros’ foscos que impediam qualquer visão do interior.
O esforço da Audi para manter o secretismo em torno deste modelo acabou por ser bem-sucedido, uma vez que não só os jornalistas não puderam levar o telemóvel consigo para a sala do evento, como também não foi oferecida qualquer fotografia oficial, a não ser aquelas em que se vê o modelo ora desfocado, ora apenas em detalhe.
Entre os elementos partilhados por todos estavam as jantes de enormes dimensões – o e-tron GT dificilmente curvaria no quotidiano graças às suas jantes de 21 polegadas e espaço exíguo nas cavas para os pneus – e o símbolo luminoso ‘e-tron’ na carroçaria. Tecnologia LED bem evidente nos grupos óticos e pinturas especiais rematavam a especificidade destes três elétricos do futuro que fizeram esquecer por completo que, meros dois metros ao lado, no mesmo palco, estava o igualmente diferente e-tron quattro (MLB Evo) na sua cor azul característica.
Nenhum dos responsáveis da Audi quis adiantar datas em concreto para o lançamento de versões de produção dos protótipos, mas há anos indicativos – o e-tron GT Concept chegará ao mercado no próximo ano e o Q4 e-tron Concept em 2021, com poucas mudanças face ao concept.
A Audi prepara então o lançamento de diveros modelos compactos com base na plataforma MEB, mas também variantes de grandes dimensões e de luxo, com recurso à arquitetura PPE para demonstrar a sua competência em segmentos superiores. Não obstante, a confiança nos motores de combustão também surge patente na medida em que a primeira leva de eletrificação conta ainda com modelos Plug-in híbridos com recurso aos motores a gasolina TFSI, sendo os Q5, Q7, A7 e A8 os estreantes da nova geração PHEV da Audi. Em breve, ainda com base na atual geração do A3, regressará a variante e-tron também Plug-in. Também na lista de eletrificação estão os A6 e o Q3 Sportback, para um total de sete gamas com variantes híbridas de ligar à tomada em 2020.
Fonte: Motor24