Audi volta atrás no projeto do táxi aéreo com a Airbus
Na semana em que Porsche e Boeing anunciam parceria estratégica para o desenvolvimento de projetos na área do transporte urbano aéreo, a Audi suspende sinergia com a Airbus para a produção de ‘táxis voadores’.
Nos últimos anos, a marca dos quatro anéis colaborou ativamente com a Airbus e a Italdesign na conceção do protótipo Pop.Up Next, apresentado na última edição do salão automóvel de Genebra, como a primeira abordagem do fabricante alemão ao conceito de automóvel do futuro, autónomo e… capaz de voar.
A Audi defende agora que o concept nunca esteve destinado à produção, ao mesmo tempo que anuncia que irá suspender todos os projetos relacionados com aquela matéria. «No momento estamos a trabalhar para redirecionar as nossas atividades na área da mobilidade urbana aérea e ainda não tomámos nenhuma decisão sobre produtos futuros».
A maqueta do Pop.Up Next foi testada com sucesso num evento realizado em Amesterdão, em novembro passado, altura em que Bernd Martens, membro da administração da marca alemã confirmou que o objetivo passaria por ter um modelo funcional para os primeiros testes em condições reais a realizar em Ingolstadt, no final deste ano.
Agora, em declarações ao Automotive News, a Audi fez marcha-atrás: «Acreditamos que irá demorar ainda muito tempo até que possa realmente ser produzido um táxi aéreo que não obrigue os passageiros a mudarem de veículos. O concept modular Pop.Up, estamos a trabalhar numa solução de uma complexidade enorme», pode ler-se.
A Airbus recusou qualquer comentário sobre o anúncio tornado público pela Audi.
Fonte: Motor24