Autarca PS de Ponte de Sor vai liderar Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo
O autarca de Ponte de Sor, o socialista Hugo Hilário, é o novo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), sucedendo a Ricardo Pinheiro que foi eleito deputado pelo PS nas últimas legislativas, foi hoje divulgado.
Os presidentes das câmaras municipais de Fronteira, Rogério Silva (PSD), e de Monforte, Gonçalo Lagem (CDU), foram reeleitos vice-presidentes da CIMAA, constituída pelos 15 concelhos do distrito de Portalegre.
A CIMAA era liderada pelo presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro (PS), que nas últimas eleições legislativas foi eleito deputado na lista do PS pelo círculo eleitoral de Portalegre.
A eleição de Hugo Hilário, por unanimidade, ocorreu na segunda-feira, no decorrer de uma reunião extraordinária da CIMAA.
Contactado hoje pela agência Lusa, o novo presidente da comunidade intermunicipal adiantou que quer “combater as contrariedades” que o território do Alto Alentejo apresenta, esperando “que todos os autarcas ajudem” no objetivo de atrair investimento, criar riqueza e postos de trabalho e fixar população na região.
Sobre os vetores que considera “mais importantes” para o mandato à frente da CIMAA, Hugo Hilário destacou ainda a descentralização de competências para as autarquias, que terá “impacto” nas comunidades intermunicipais.
O autarca afirmou-se também empenhado na “manutenção da concertação entre os municípios” no que diz respeito às medidas a tomar para a região e na “preparação dos quadros da CIMAA para as novas competências e para aqueles que são os desafios hoje de gestão pública”.
Numa “lógica mais executiva e técnica”, Hugo Hilário destacou o desenvolvimento de projetos que já estão no terreno ou a iniciar, incluindo a construção da Barragem do Pisão, no concelho do Crato, a “grande responsabilidade” da gestão da empresa de águas intermunicipal e a “manutenção e reforço” da aposta na indústria aeronáutica.
“Independentemente das ideologias e dos partidos que cada um de nós representa, se continuarmos a ter a postura que em primeiro lugar estão os interesses da região e dos 15 concelhos, acho que continuaremos a cumprir com aqueles que são os maiores desígnios e combater as contrariedades que o nosso território apresenta todos os dias”, acrescentou.
Dos 15 concelhos do distrito, o PS gere os municípios de Elvas, Ponte de Sor, Gavião, Crato, Nisa, Campo Maior, Alter do Chão e Sousel, ao passo que o PSD detém os municípios de Arronches, Fronteira, Castelo de Vide e Marvão.
A CDU lidera as autarquias de Monforte e Avis, enquanto a capital de distrito é gerida pelo movimento Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).
Fonte: Medio Tejo