Construtores alemães contra limites de velocidade nas Autobahn
Ao contrário do que se previa, parece agora pouco provável que 2020 seja o ano da imposição de limites de velocidade nas famosas Autobahn, como uma das propostas para a redução das emissões causadas pelo setor dos transportes na Alemanha.
As autoestradas alemãs, conhecidas por contarem com alguns troços em que não existe qualquer limitação de velocidade, e os mais rápidos supercarros podem acelerar sem restrições, estão debaixo da mira dos legisladores germânicos, que estudam a possibilidade de estabelecer um limite de 130 km/h para todas as vias rápidas no país, Autobahn incluídas… Mas são inúmeras as entidades que tentam colocar um travão a tais medidas. O primeiro prazo em cima da mesa, pedindo a entrada em vigor de nova legislação já a 1 de janeiro, proposta do Partido Verde, foi recusada no Bundestag, o Parlamento alemão. E, segundo informou a Europa Press, a Associação da Indústria Automóvel da Alemanha (VDA) também se manifestou contra a medida, alegando que em nada ajudará a reduzir a peugada ambiental.
Segundo Bernhard Mattes, presidente do VDA, introduzir limites de velocidade nas referidas vias é inútil: «Não ajuda o meio ambiente nem à segurança do condutor reavivar uma e outra vez este debate simbólico». Para o lobby da indústria automóvel na Alemanha, a medida proposta pelo partido ambientalista é impopular e desnecessária, tendo em conta que as autoestradas alemãs são as mais seguras, apontando o caminho da eletrificação para a almejada a redução dos níveis de poluição proveniente dos transportes.
Comissão Europeia pede limite de 130 km/h
Também a Comissão Europeia defende a existência de uma convenção que estabelece um limite máximo de 130 km/h para as estradas de todos os Estados-membros. Sem exceção. Contudo, após votação, os alemães rejeitaram a imposição de qualquer limite de velocidade por parte da União Europeia nas suas Autobahn, que acabam por ser até atrativa para muitos dos condutores de outros países que aproveitam a passagem pelas autoestradas daquele país para experimentarem a velocidade máxima dos seus automóveis sem estarem a infringir o código da estrada.
Fonte: Motor24