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Coronavírus gripou indústria automóvel

O Coronavírus pode não ser mais perigoso do que uma simples gripe, mas está a gripar o motor da indústria automóvel. E arrisca-se mesmo a constipar a economia mundial. O cancelamento do Salão Automóvel de Genebra, a três dias da abertura de portas, será a face mais visível do contágio do vírus no setor. Histeria ou não, a decisão do governo suíço de proibir todos os eventos com mais de 1000 pessoas, confirmada a presença do Covid-19 no país, foi compreensível. Já as suas consequências reais são incertas, embora os primeiros números assustem: 250 milhões de euros de prejuízo, apenas em Genebra, já que o salão atrai, todas as edições, mais de meio milhão de visitantes. Faltará fazer as contas ao buraco financeiro dos 180 expositores, entre os quais, fabricantes cuja estratégia passava apresentarem modelos nucleares no último dos grandes salões, ainda vivos, do mundo automóvel.
O Salão de Genebra não é o único evento cancelado. O pânico propaga-se mais depressa do que a epidemia. E não tem fronteiras. Sente-se no ar o desnorte. Várias apresentações automóveis internacionais adiadas ou simplesmente canceladas confirmam o diagnóstico.
A Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), pela voz do seu diretor-geral, Adão Ferreira, também já manifestou a sua preocupação. Legítima. Basta pensar que a suspensão das linhas de produção, na China, tem graves reflexos no fornecimento de componentes para a indústria automóvel, penalizando fortemente não apenas a sua produção, como o próprio aftermarket nacional, um tecido (ainda) saudável dentro da nossa economia. O adiamento da expoMECÂNICA, o maior evento do pós-venda, em Portugal, (260 expositores, provenientes de nove países) para junho, é exemplo disso mesmo.
Perante um cenário de grande imprevisibilidade, os fabricantes tentam improvisar. Literal e virtualmente. Foi o caso da Bentley que se preparava para revelar ao mundo o Bacalar, investindo (ou gastando) uma fortuna no evento. O vírus obrigou-o a levar os jornalistas para uma pequena road trip por Londres e Escócia – com direito a prova de whisky caseiro. O resto da comunicação social assistiu à conferência de imprensa em life streamnig. “Foi uma das grandes lições de versatilidade que vimos em muito tempo”, admitiu Erin Brinner, diretor de Comunicação da Bentley, citado pelo Bloomberg.
O Coronavírus passará, mas os seus efeitos deixarão marcas permanentes na forma como a indústria se movimenta. Desde a sua criação, em 1905, o Salão de Genebra resistiu a tudo. Só falhou uma edição durante a Segunda Guerra Mundial. Parecia imune. Não era.

Fonte: Motor 24

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