Esqueçam o Bruce Willis. NASA pede ajuda à indústria automóvel
Não, não há um asteróide para rebentar. A NASA pede auxílio à indústria automóvel para criar o próximo veículo de exploração lunar.
A NASA (National Aeronautics and Space Administration) está a precisar de auxílio e desta vez não é para rebentar um asteróide em rota de colisão com a Terra, onde só o Bruce Willis nos pode salvar. A NASA precisa de desenvolver um novo veículo de exploração lunar, e é à indústria automóvel que é dirigido o seu pedido de auxílio.
A NASA emitiu dois requisitos de informação à indústria no geral e a especialistas em mobilidade.
Um para o desenvolvimento de sistemas de mobilidade robóticos para transportar instrumentos (de leitura) sobre a superfície lunar — o objetivo é o de fazer várias pesquisas científicas cobrindo vastas áreas de terreno, incluindo aquelas que poderão ser inacessíveis a humanos.
O segundo, esse sim, para o desenvolvimento de um novo veículo de exploração lunar, despressurizado (veículo aberto), capaz de transportar os astronautas para os ajudar a explorar e a conduzir experiências na superfície lunar, e com um destino concreto em mente: o pólo sul da Lua.
A NASA procura respostas por parte da indústria automóvel e especialistas em mobilidade em soluções tecnológicas comerciais de ponta, assim como estratégias de aquisição para este seu novo veículo de exploração lunar.
O máximo [de distância] que podemos esperar da tripulação nos seus fatos espaciais é meia milha (800 m). Se conseguirmos colocar um rover perto de um local de alunagem antes da tripulação chegar, o potencial de retorno científico nessas primeiras missões crescerá exponencialmente.
Marshall Smith, diretor de programas de exploração lunar humana na Direção de Missão de Exploração e Operações Humanas, NASA
No passado, o auxílio do Lunar Rover Vehicle (LRV), que podem ver nas imagens. permitiu expandir consideravelmente a área total explorada pelos astronautas — de pouco mais de meia milha (800 m) durante a missão Apollo 11, até 15 mi (24 km) durante as missões Apollo 15-17.
Revelação
Tesla Cybertruck. Objeto rolante não identificado
Artemis
O desenvolvimento de um novo veículo de exploração lunar insere-se no programa espacial Artemis, o maior e o mais ambicioso até à data por parte da NASA, com o regresso à Lua a ser visto como um passo intermédio para testar novos sistemas e tecnologias, em preparação para o primeiro voo tripulado até Marte, a acontecer durante a década de 30. Se tudo correr como planeado, o “próximo homem e a primeira mulher” pisarão a superfície lunar no ano de 2024.
Fonte: Razão Automóvel