FÓRMULA E: PARAGENS NAS BOXES PODEM REGRESSAR COM OS GEN 3
A Fórmula E continua a crescer cada vez mais e não pára de pensar no futuro. Embora estejamos apenas no início da segunda época com os novos Gen 2, que estarão em utilização até 2021/2022, os responsáveis do campeonato já olham para soluções para os Gen3.
Uma das soluções que estão em cima da mesa poderá ser o regresso das paragens nas boxes, para evidenciar as cargas rápidas. Jamie Reigle, novo CEO da Fórmula E falou dessa possibilidade:
“Estamos a desenvolver tecnologia para avançar na adopção de veículos eléctricos e esse é o foco principal. Os Gen1 tiveram como objectivo evidenciar que veículos eléctricos são viáveis, podem correr, competir e isso ficou provado. A geração 2 demonstrou a longevidade das baterias – algo que poderia inibir os consumidores na adopção de eléctricos, por isso projectamos um carro para ajudar a resolver esse problema.”
“Pelo que ouvi na época, muita gente questionou o facto de não haver paragens nas boxes. Portanto, a necessidade forçou a inovação de outras maneiras, o que levou à criação do Attack Mode, o que mudou a estratégia da corrida. Para mim, a beleza deste produto é que continua a evoluir.”
“Então, para os Gen3, quando pensamos sobre os motivos que levam um consumidor a não adoptar um veículo eléctrico, talvez haja uma percepção sobre a disponibilidade para poder carregar os carros e a rapidez com que tal pode ser feito”
“Então esse é um tema em que as pessoas que são muito mais inteligentes do que eu estão a trabalhar- a viabilidade disso. Tal torna-se interessante porque podemos alterar a velocidade com a qual se carregam os carros e assim talvez possamos reintroduzir as paragens nas boxes.”
“Não estou a dizer definitivamente que faremos isso, mas cria graus de liberdade no produto, o que acho realmente emocionante.”
Outras “inovações” que poderão surgir é um sistema de tracção integral, o “torque vectoring”, e o mais certo, o aumento no nível de potência disponível aos pilotos. A Fórmula E não pára e continua a olhar para o futuro de forma ambiciosa.
Fonte: Auto Sport