Hyundai Motor esmiuçou o Concept EV “Prophecy”
Luc Donckerwolke, chefe de Design da Hyundai Motor Group, detalha as principais características do Prophecy. As principais características incluem um mecanismo de condução através de um joystick, sistema exclusivo de filtragem de ar e uma plataforma EV específica.
A Hyundai Motor revelou mais detalhes sobre o seu concept EV “Prophecy”. Num novo vídeo de apresentação, Luc Donckerwolke, chefe de Design da Hyundai Motor Group, detalha algumas das principais características no interior e exterior do veículo. O Hyundai “Prophecy” foi apresentado digitalmente no mês passado. Para além de ser um concept, o nome refere-se ao facto deste veículo apresentar ideias e funcionalidades que a Hyundai desenvolverá no futuro.
O “Prophecy” foi inspirado nos automóveis vintage das décadas de 1920 e 1930, com um design semelhante a um coupé. As suas linhas suaves e curvas expressivas diferenciam-no do concept “45” apresentado na IAA em 2019. Contudo, tal como o “45”, herda a assinatura de luz em formato pixel. O seu formato dinâmico e spoiler traseiro conferem-lhe uma aparência desportiva, e as jantes com formato de hélice reduzem a resistência do ar. Esta aparência está baseada na tipologia de design da Hyundai: “Sensuous Sportiness”.
No interior, o “Prophecy” transpira relaxamento, com cores escuras e materiais naturais que remetem à natureza. Destinado a criar uma experiência completamente nova no interior da viatura.
«A palavra “sensuous” integra o valor de mais emoção nos nossos designs. “Sportiness” remete à dinâmica, de forma a ser activo no que está a acontecer ao nosso redor», afirma Luc Donckerwolke., sublinhando que «Sensuous Sportiness não é sobre uma nova linguagem ou filosofia. É todo um novo conceito no desenvolvimento dos nossos veículos».
Uma das características mais exclusivas do “Prophecy” é o seu mecanismo de condução. Em vez de um volante de condução posicionado no painel em frente ao condutor, o “Prophecy” é controlado por dois joysticks localizados à esquerda e à direita do condutor: um na consola central e outro no revestimento da porta.
Em combinação com um interior espaçoso, isso não permite apenas uma posição de condução mais confortável, como também liberta mais espaço no painel para outros equipamentos. Além disso, 90% das funcionalidades do veículo podem ser controladas através dos botões presentes nos joysticks, de forma a que não seja necessário que o condutor retire as mãos dos mesmos para alterar uma música. Esta configuração ergonómica é conhecida como Intuitive Human Interface. Tem como benefício o aumento da segurança dos passageiros, assim como um maior campo visual.
A instalação de joysticks não é o único factor para o aumento da ergonomia da posição de condução. O novo Smart Posture Care System (SPCS) permite que os condutores desfrutem de uma posição de condução optimizada com base nas suas características físicas. O condutor pode optar por ajustar o banco manualmente para atender às suas preferências ou permitir que o carro sugira uma posição de condução “smart”.
No modo “smart”, o condutor insere a sua altura, altura estando sentado e o seu peso, posto isto o veículo ajusta-se automaticamente às características físicas do condutor. O SPCS controla o assento, o espelho retrovisor e o Head-up Display, estando baseado em informações verificadas.
O sistema de infotainment está integrado num ecrã que se estende por toda a parte da dianteira do interior do veículo. Quando não se está a conduzir, o veículo pode ser usado como um espaço de entretenimento, alterando para o Modo Relax. Neste modo, os assentos reclinam e o painel de instrumentos sobe de posição, criando uma posição ideal para se visualizar o conteúdo exibido no painel.
Devido à ausência de um volante de condução, os passageiros não possuem obstáculos visuais. À medida que a tecnologia de condução autónoma evolui, o potencial dos veículos serem utilizados como espaço de relaxamento e entretimento aumentará significativamente de importância.
O Hyundai “Prophecy” não é apenas um veículo eléctrico com 0% de emissões – ele purifica o ar. Isto deve-se ao sistema exclusivo de filtragem de ar embutido no veículo que possui um sensor que detecta partículas. Quando os níveis de partículas no interior do veículo ficam demasiado elevados, o sistema de ar é activado, recorre a ar fresco do exterior, filtra-o, de forma a obter ar puro a circular por todo o veículo.
Este sistema não funciona apenas enquanto se conduz, o “Prophecy” continua a filtrar e purificar o ar mesmo quando está desligado ou a carregar e mesmo que não esteja ninguém dentro do veículo.
Na maioria dos veículos, o condutor ou passageiro abre a janela quando deseja um pouco de ar fresco. Com o Hyundai “Prophecy”, o ar é sempre fresco, sendo que por este motivo as janelas que contêm vidro duplo estão bloqueadas.
Depois do “45”, o “Prophecy” é o segundo veículo da Hyundai a ser construído utilizando a Plataforma Modular Eléctrica Global ou “E-GMP” – a primeira plataforma EV exclusiva da Hyundai. Uma plataforma EV exclusiva que abre um mundo de possibilidades para novos elementos de design e conforto.
Os veículos eléctricos são muito mais compactos que os de combustão interna, pois não têm necessidade de ter um capot dianteiro amplo ou de uma consola central volumosa. Isto permite que os designers recuperem este espaço para usufruto dos passageiros.
Fonte: Auto Look