Indústria Automóvel na Europa enfrenta uma enorme crise financeira!
Parece mentira mas há um mês atrás saiamos de casa para dar um passeio de carro e visitar novos lugares sem qualquer problema e sem qualquer preocupação nas nossas cabeças. Umas das liberdades que a pandemia do novo coronavírus conseguiu retirar, algo que já mostra consequências gravosas na vida de muitas pessoas, mas sobretudo das empresas pertencentes à indústria automóvel
Afinal de contas, as fabricantes automóveis na Europa estão agora a enfrentar o que deverá ser a pior crise financeira de sempre!
Algo que claro obviamente está a acontecer devido à suspensão obrigatória da produção e operações das fabricas da marcas devido ao COVID-19.
Os registos de novos carros desceu a pique nas últimas semanas!
Uma das consequências mais visíveis na sociedade atual, é apenas poder sair para o essencial, o que por sua vez equivale a um uso mínimo dos seus veículos. Aliás perguntem lá ao nosso grande editor Nuno Oliveira que nestes dias tem sido obrigado a poupar o seu Volkswagen Polo sem as constantes viagens a Lisboa (120KM diários). A poupança tem sido mais que muita, tanto em gasóleo como em desgaste.
Adiante, as coisas estão mesmo negras para o mercado automóvel! Só em França houve um decréscimo de 72% nos veículos novos vendidos. Tudo isto claro comparado com os números do mês de Março do ano passado.
Curiosamente, apesar de Março ter sido um mês negro para a economia, é provável que Abril seja ainda pior…
Estimam-se que as paralisações na União Europeia resultem em perdas de 1.23 milhões de veículos!
A Associação Europeia da Indústria Automotiva, já veio apelar por uma “ação forte e coordenada” para apoiar os fabricantes, revendedores e toda a cadeia de mercado envolvida.” Além disto o diretor geral desta associação pediu ao presidente da EU para “tomar medidas concretas de forma a garantir que não hajam danos permanentes no setor, como a perda de empregos e capacidade de pesquisa.”
Em suma saiba que os fabricantes automóveis continuam neste momento a gastar quantas extraordinárias diariamente, mesmo sem produzir carros. Um exemplo disto é a Volkswagen que anda a gastar por semana 2 mil milhões de euros em custos fixos, leia mais aqui.
Fonte: LEAK