Indústria de componentes acelerou para mais um recorde
Exportações crescem 4,2% e passam 9,7 mil milhões de euros
A indústria de componentes para automóveis acaba de bater mais um recorde na frente exportadora: fechou 2019 com um crescimento de 4,2%. nos 9,7 mil milhões de euros, anunciou a associação sectorial AFIA. Face ao início da década, o salto foi de 86%.
Com um peso de 16,3% nas exportações portuguesas de bens transacionaveis, “as exportações de componentes automóveis crescem mais do que a restante indústria transformadora, mostrando-se um dos setores mais importantes para o crescimento da economia e para as exportações portuguesas”, sublinha a AFIA em comunicado
Com base nos dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel aponta para crescimentos de 4,1% para os países da União Europeia e de 4,3% para o resto do mundo.
O desempenho nos principais mercados é variável e ainda limitado aos numeros de novembro: Espanha cresce 7,9% (2,4 mil milhões), Alemanha sobe 5,6% (1,9 mil milhões). França dá um salto de 1,6% (1,2 mil milhões), mas o Reino Unido cai 9,9% (791 milhões).
Fonte: Expresso