Mobinov apresenta estudo inédito sobre “cluster” automóvel em Portugal
O cluster da indústria automóvel representa 5,6 por cento do PIB nacional. Esta é uma das principais conclusões do estudo inédito sobre a indústria automóvel em Portugal que acaba de ser apresentado pela Mobinov – Associação do Cluster Automóvel.
Em Portugal, este cluster representa já 20 por cento das exportações de bens transacionáveis e 27 por cento dos empregos gerados na indústria transformadora nos últimos cinco anos. No total, os 10.250 milhões de euros de volume de negócios gerados (que equivalem a 5,6 por cento do PIB nacional) justificam os 670 milhões de euros investidos apenas em 2016, mais 34 por cento face aos valores investidos em 2012.
Também os números da produção anual perspetivam que, até 2020, o número de veículos produzidos em Portugal cresça mais de 100 por cento, para as 300 mil unidades. Este crescimento encontra-se intrinsecamente relacionado com a produção do modelo T-Roc (na Volkswagen Autoeuropa), do K9 (na PSA Mangualde), do primeiro camião 100 por cento elétrico Mitsubishi Fuso Trucks e, ainda, do aumento de veículos “verdes” na Caetano Bus e levará o cluster – que envolve fabricantes de componentes, empresas de transformação a acessórios e outros fornecedores – para um crescimento sustentado.
21 milhões de veículos autónomos em circulação até 2035
Segundo o estudo da Mobinov, até 2020, 92 milhões de veículos serão conectados com sistemas dinâmicos de comunicação móvel e, até 2021, 35 milhões de condutores em todo o mundo usarão sistemas de carsharing. A impressão 3D permitirá a personalização de veículos sem limitações e a perspetiva global é que, em 2035, existam em circulação 21 milhões de veículos autónomos. Tudo isto sem referir o crescimento dos motores elétricos, que, até 2040, representarão 40 por cento das vendas automóveis mundiais.
O estudo foca-se na componente industrial do setor automóvel, ou seja, na cadeia de valor que engloba todos os fornecedores e acessórios (desde o vidro ou o têxtil, fibras e cobres até aos pneus, componentes metálicos ou moldes e ferramentas, entre outros) e construtores. Refira-se que, além da componente industrial, o cluster integra diversas atividades conexas de índole pública, associativa, do sistema nacional de investigação e inovação ou instituições de ensino.
Fonte: Pós Venda