Adormecer o bebé num carro eléctrico é um problema (mas há solução)
Os bebés são o sonho dos pais, mas adormecê-los pode ser um pesadelo. Um truque a que recorrem alguns progenitores é dar uma volta de carro. Sucede que, nos eléctricos, não funciona. A Nissan resolve.
Uma das vantagens frequentemente apontada aos veículos eléctricos é o silêncio a bordo – algo que, por melhor que seja a insonorização de um automóvel a combustão, é impossível de se experienciar num convencional veículo com motor térmico, seja diesel ou a gasolina. Acontece que esta aparente vantagem dos veículos eléctricos pode não ser a melhor aliada daqueles pais que, já exauridos de tentar adormecer o bebé, decidem passar à fase seguinte: acomodá-los na cadeirinha e levá-los a dar uma volta. Num modelo exclusivamente a bateria, o truque que há tanto tempo adormece gerações não serve para embalar o rebento.
A Nissan, que tem no Leaf um dos eléctricos mais populares do mercado, apercebeu-se desta limitação e, mais do que isso, da importância de saná-la. Apoiada num estudo segundo o qual a maior parte dos pais (65%), com filhos com 2 anos de idade ou menos, dorme menos do que 5 horas por noite, a marca nipónica decidiu ir ao encontro dos progenitores que admitem recorrer ao velho truque de ir “dar uma voltinha” de carro para adormecer a criança. Conforme a pesquisa citada, são mais de 60% os que dizem aplicar este método e mais de metade (57%) fazem-no, pelo menos, uma vez por semana. Porém, nesta pesquisa, a Nissan também percebeu que grande parte dos pais que tentam adormecer o bebé no carro, julga que isso acontece graças ao movimento do veículo quando, na realidade, é o ruído emitido pelo funcionamento do motor a combustão que trata de apresentar o João Pestana ao júnior…
Estamos conscientes que o silêncio de funcionamento de um EV pode não ser tão eficaz quanto o ruído de funcionamento dos carros com motor de combustão interna, cuja frequência sonora – uma combinação de ruído branco, rosa e castanho com tom variado – cria uma espécie de música particularmente reconfortante para as crianças”, admite Paul Speed-Andrews, especialista da Nissan dedicado ao ruído e à vibração.
Identificada esta “fragilidade” dos veículos eléctricos em comparação com os automóveis “fósseis”, a Nissan tratou de arranjar maneira de poder ajudar os pais “naquela” voltinha de carro milagrosa. Para tal, recorreu ao designer de som Tom Middleton, que também é um especialista na arte de ensinar as melhores técnicas para garantir um sono tranquilo, e pediu-lhe ajuda para criar a primeira canção de embalar zero emissões. O resultado foi este:
Mas será que funciona? Tom Middleton explica que esta música, “além das frequências dos motores a combustão que só as crianças ouvem e que as ajuda a adormecer”, tem como artista em destaque o próprio automóvel eléctrico. A “Nissan Dream Drive”, assim se chama esta criação, resulta de uma “uma orquestra de sons e de ritmos obtidos a partir de gravações efectuadas no interior e no exterior do Leaf”.
Basta fazer play para pôr a tocar este álbum de embalar, sendo que, no processo, os pais não precisam de se sentir culpados por estarem a poluir o ambiente, sublinha a Nissan. Isto porque, de acordo com a marca, conduzir um carro a gasóleo ou a gasolina para adormecer os mais novos é um truque que representa a emissão de até 70 kg de dióxido de carbono anualmente. Algo que não acontece num veículo eléctrico, se considerarmos exclusivamente as emissões de CO2 associadas à deslocação.
Fonte: Observador