Nos EUA. McLaren chama 2.763 carros devido a risco de incêndio
Más notícias para a McLaren: um problema de fabrico, vai obrigar a marca de Woking a fazer um recall de 2.763 carros, atualmente em circulação nos EUA. E que correm o risco de se incendiar.
O problema, já comunicado à National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) dos EUA, reside na espécie de almofada, colocada sob o tanque de combustível, e destinada a fazer baixar os níveis de ruído, vibração e aspereza.
Segundo a McLaren, este material apresenta o risco de, nalguns modelos, acumular um nível elevado de corrosão, proveniente do Meio Ambiente. O que, com o passar do tempo, pode levar à acumulação de resíduos microscópicos porosos no tanque de combustível, fazendo aumentar o risco de libertação de vapor de combustível, ou até mesmo de líquido.
Ainda de acordo com o fabricante, este combustível, ou vapor de combustível, tanto pode, depois, vazar, numa fase inicial, para uma das parte “frias” do veículo, posicionadas logo abaixo do tanque, o que a McLaren garante não acarretar grandes riscos, como também e com o passar do tempo, pode atingir outras zonas da parte inferior da estrutura. O que,a acontecer, pode fazer, aí sim, aumentar o risco de incêndio.
Os modelos em causa
Na comunicação à NHTSA, a McLaren revela ainda que o modelo em que o risco é maior, é o 720S. Em particular, 2.008 unidades do modelo, fabricadas entre 23 de outubro de 2016 e 11 de Fevereiro de 2020.
A par destes, também 373 unidades McLaren 570GT, fabricadas entre 1 de maio de 2016 e 9 de janeiro de 2019, serão abrangidos por este recall, o mesmo acontecendo com o 225 exemplares do McLaren GT, produzidos entre 10 de setembro de 2019 e 20 de março de 2020.
Por último e não menos importantes, 157 unidades do exclusivo McLaren Senna, fabricadas entre 22 de junho de 2018 e 6 de dezembro de 2019, vão ter de passar, igualmente, pelos serviços da marca. Algo que, acrescente-se, não é a primeira vez, no caso do super-desportivo, o qual já sofreu um recall em setembro de 2019, devido a um problema de motor.
A solução
Finalmente e numa altura em que está já a proceder à convocatória de todas estas unidades, a marca britânica revela ainda que o problema será ultrapassado através da retirada do referida almofada, sendo que os técnicos aproveitarão ainda para verificar se existe qualquer corrosão no tanque de combustível.
Caso exista, a marca promete substituir este componente, sem quaisquer custos para o cliente.
Fonte: Turbo