Participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med
Numa iniciativa conjunta da AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria e da Delegação da AICEP em Marrocos, decorreu entre os dias 26 e 28 de outubro a participação portuguesa nos Automotive Meetings Tangier-Med, Marrocos.
Esta foi a sétima edição deste certame organizado pela AMICA (associação marroquina para a indústria e construção automóvel) sob o mote “Que estratégia para o relançamento da indústria automóvel” e foi estruturado sob a forma de conferências, mesas redondas animadas por especialistas e em reuniões bilaterais entre as empresas participantes.
No total estiverem representadas mais de 100 empresas, entre construtores de automóveis, fabricantes de componentes, indústria de moldes e prestadores de serviços. Além de empresas marroquinas, participaram empresas de outros países tais como Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália e Tunísia.
De Portugal participou a:
- OPCO, empresa consultora especializada na indústria automóvel e que está a expandir a sua atividade internacional para Marrocos e que mostrou a sua capacidade para responder às necessidades do mercado automóvel marroquino.
A promoção da oferta nacional e a identificação de novas oportunidades assume maior relevo quanto mais se atenta no significativo desenvolvimento da indústria automóvel naquele país. Um crescimento acelerado do número de viaturas montadas que passou de 40 mil em 2010 para mais de 400 mil carros produzidos no ano de 2021.
Alavancado no plano de aceleração industrial, Marrocos tem atualmente uma capacidade de produção anual de 700 mil veículos, para tanto contribuindo os planos de crescimento industrial da Renault (2 fábricas, Casablanca e Tânger) e da Stellantis (Kenitra). A taxa de incorporação local ronda os 63% com compras anuais a rondar os 2 mil milhões de euros aos fornecedores instalados em Marrocos.
Esta participação teve um saldo extremamente positivo pelos múltiplos contactos e visitas recebidas. Relembre-se que em dezembro de 2017 a AFIA assinou um protocolo de colaboração com a AMICA que visa o reforço da cooperação técnica e comercial; e a coordenação de ações entre as duas entidades.
Fonte: AFIA