Notícias

Pneus de SUV são alvo de grupo radical de ambientalistas

Grupo ambientalista quer ajudar a travar os níveis de poluição nas cidades, retirando de circulação o formato automóvel que mais contribui para acelerar as alterações climáticas. Para já, esvaziando-lhes os pneus…

É um dos maiores contrassensos da indústria automóvel moderna: na era da sustentabilidade, e com metas ambientais cada vez mais rigorosas, os SUV, automóveis maiores, mais pesados, logo menos eficientes e económicos, aceleram em popularidade. Mas são já várias as vozes mediáticas do ativismo ambiental apostadas em tentar travar este que é o formato da moda na indústria automóvel.

Um grupo denominado “Tyre Extinguishers”, por exemplo, reivindicou esta semana um bizarro ataque a mais de três dezenas de veículos estacionados na região de Waterloo, cidade da província de Ontário, no Canadá. Os ambientalistas inseriram objetos nas válvulas dos pneus dos carros parados, para que os mesmos ficassem sem ar e, assim, impedidos de circular na cidade. Os alvos foram apenas SUV, o formato automóvel na mira daquele grupo que está baseado no Reino Unido e que já realizou ações semelhantes em França, na Suécia, em várias cidades dos Estados Unidos e Nova Zelândia.

Nas suas ações, os Tyre Extinguishers alertam que os SUV são um formato automóvel que contribui desproporcionalmente para as alterações climáticas, apontando responsabilidades sobretudo às versões mais gastadoras e poluentes, equipadas com sistemas de tração 4×4. Mas o grupo também visa os automóveis de maior porte pelo perigo acrescido que representam para os outros utilizadores da via, nomeadamente ciclistas.

Nenhum dos veículos alvos do protesto foi danificado, apenas temporariamente “desarmado”, refere o grupo em comunicado.

Até ao momento, não há eco de protestos deste género em Portugal.

Fonte: Motor 24

Mostrar Mais

Related Articles

Back to top button
Close
Close