Precept, o modelo GT de quatro portas com que a Polestar quer bater o Model S
O protótipo elétrico Precept representa a filosofia de design, progressista e de perfomance da Polestar. E dá pistas para um futuro elétrico da marca.
A Polestar, sigla de performance elétrica do Volvo Car Group, revelou o seu novo protótipo Precept.
O modelo, cuja apresentação ao público está agendada para março no Salão de Genebra, pretende representar a visão de futuro da marca.
O nome Precept foi escolhido com o objetivo de enfatizar a intenção da Polestar em constituir-se como uma marca de performance elétrica contemporânea.
De resto, o concept agora desvendado, um Grand Tourer (GT), dá sinais de que o construtor prepara um rival do Tesla Model S.
O Precept tem, para já, uma promissora distância entre eixos de 3,10 metros, ao passo que o Model S exibe 2,96 metros, o que significa que poderá ser mais espaçoso do que o Tesla.
Segundo a marca, o nome Precept pretende representar um manifesto do que está para chegar e uma declaração de um construtor, cujos pilares fundamentais são a eletromobilidade, a aplicação de materiais sustentáveis, a melhoria contínua da experiência digital e o design minimalista.
O PRECEPT É UMA ANTECIPAÇÃO DOS PRÓXIMOS MODELOS POLESTAR
Este novo modelo elétrico de quatro portas apresenta o conceito Minimalistic Athleticism, o tipo de design que a marca pretende aplicar nos seus futuros modelos.
A grelha frontal foi substituida pela Polestar SmartZone, uma área onde, em vez de um motor de combustão tradicional, se encontra um painel transparente com sensores de segurança e funções de assistência ao condutor.
No topo do tejadilho encontra-se a tecnologia ótica de detecção remota LIDAR que representa o próximo passo da assistência à condução.
Nova interpretação de faróis
Os faróis no formato Martelo de Thor têm agora uma nova interpretação, mais dinâmica e robótica numa redefinição (e demarcação face à Volvo) da linguagem Polestar.
Na frente, o Precept possui uma asa dianteira integrada por cima da SmartZone, capaz de acelerar o fluxo de ar sobre o capot, melhorando assim a capacidade aerodinâmica do veículo.
“O Precept é uma declaração, uma visão daquilo que a Polestar representa e do que a torna relevante. Este modelo é uma resposta aos desafios atualmente apresentados à indústria automóvel e à sociedade. Isto não é um sonho para um futuro distante, o Polestar Precept é uma antecipação dos próximos modelos e mostra como podemos aplicar a inovação para minimizar o nosso impacto ambiental”, afirma Thomas Ingenlath, Chief Executive Officer (CEO) of Polestar.
Como já sucedeu em diferentes modelos e marcas, os tradicionais espelhos retrovisores laterais foram removidos e substituídos por câmaras colocadas em braços aerodinâmicos.
O espelho retrovisor interior foi também substituído por um ecrã digital que reflete as imagens recolhidas pela câmara montada na traseira do veículo.
A ausência do vidro traseiro significa que o teto de vidro do Precept se estende para além dos bancos traseiros e da traseira, permitindo assim uma abertura de portas superior que melhora o acesso à secção posterior da viatura.
Novos materiais no interior
Num interior de luxo, destaque para a utilização de novos materiais que permitem uma redução do impacto ambiental. A utilização de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico.
Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados: garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e redes de pesca nos tapetes.
“Estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo que em muito ultrapassa as convenções tradicionais de utilização de couro, de madeira, e de cromados”, sublinha o construtor.
Interface dinâmico
No capítulo da digitalização, realce para o novo HMI (Human Machine Interfaces), com base no sistema Android e em parceria com a Google. Um ecrã tátil de 15 polegadas complementa o painel de instrumentos de 12,5 polegadas, com ambos a estarem integrados. O interface é dinâmico e pode ser personalizado, possuindo uma série de sensores avançados onde se incluem, por exemplo, um leitor da íris e sensores de proximidade.
“A estética do Polestar Precept está mais enraizada em tecnologia de ponta do que em referências históricas da indústria automóvel. Na Polestar, vemos a tecnologia como uma ferramenta capaz de resolver os problemas da sociedade. Procuramos traduzir essa atitude num novo design. A combinação de materiais sustentáveis com sistemas inteligentes de tecnologia avançada abre uma nova era no design de luxo automóvel e mostra a direção que a Polestar pretende seguir”, declara Maximilian Missoni, responsável de design da Polestar.
O portefólio da Polestar inclui o Polestar 1 (desportivo híbrido de duas portas e 609 cv), o Polestar 2 (hatchback de cinco portas com propulsão elétrica pura com 408 cv) e, num futuro próximo, o Polestar 3, um SUV totalmente elétrico.