Produção e montagem de automóveis em Portugal com crescimento de 139,3%
Contrariando as tendências dos últimos tempos, a produção de automóveis em Portugal mostrou finalmente um valor positivo considerável em junho.
Segundo os dados fornecidos pela ACAP, a produção de automóveis em Portugal e em especial dos ligeiros de passageiros, teve um crescimento de 169,9% no passado mês de junho, o que, em conjunto com uma subida de 60,1% nos ligeiros de mercadorias e de 12,7% nos veículos pesados, representa uma subida de 139,3% face ao mesmo mês do ano passado.
Nos valores acumulados desde o início do ano, os valores também passam para o lado positivo de uma forma global, ainda que neste período de tempo sejam os comerciais ligeiros que estejam em destaque, com uma subida de 17% no número de unidades produzidas.
A informação estatística relativa ao ano de 2022 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,4 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.
A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 93,3 por cento – com a Alemanha (21,9%), França (15,4%), Itália (12,5%) e Espanha (9,1%) no topo do ranking.
Fonte: Auto Mais