Próximos Astra e 308 serão híbridos e terão versão elétrica
Ambos serão construídos sobre a plataforma EMP2, que dará origem também à terceira geração do Citroën C4
Tal qual fez em sua linha de compactos, a PSA eletrificará intensamente seus modelos de porte médio. Esse processo será iniciado pelas próximas gerações de Peugeot 308 e Opel Astra, que terão plataforma unificada e versões ecologicamente corretas, confirma o CEO da Peugeot, Jean Philippe Imparato em entrevista ao Automotive News Europe.
A estratégia de lançamento seguirá o que foi feito com 208 e Corsa: o Peugeot será lançado primeiro e terá muito compartilhado com o Opel, que chega depois. Ambos serão feitos sobre a plataforma EMP2, que atualmente da vida ao Peugeot 308, 3008 e 5008, além do Opel Grandland X e Citroën C5 Aircross.
Preparada para a eletrificação, a plataforma permitirá que a terceira geração do Peugeot 308 e a sexta do Opel Astra nasçam com opção de motorização híbrida do tipo plug-in. Atualmente apenas os SUVs da PSA (Citroën C5 Aircross, Opel Grandland X e Peugeot 3008) trazem esse tipo de motorização, além do sedã 508.
THP Hybrid
Ela é composta pelo motor 1.6 THP quatro cilindros turbo ligado a dois motores elétricos para que, juntos, rendam 300 cv. Há ainda uma versão mais mansa com 225 cv e apenas um motor elétrico. Segundo a Peugeot, o 3008 Hybrid chega a 62,5 km/l – portanto espere por resultados ainda melhores em 308 e Astra que serão mais leves.
Golf na mira
Com o Volkswagen Golf como seus maiores rivais, os novos 308 e Astra serão mais sofisticados e tecnológicos na nova geração. O 308 adotará painel totalmente digital com telas 3D herdadas do 208 2020, além de cabine mais refinada e moderna. Por fora ele receberá luzes de LED estilo dente de leão e lanternas traseiras com três filetes vermelhos e conectadas.
Já o Astra 2020 terá forte influência do Corsa, trazendo teto com pintura contrastante, carroceria com vincos fortes e retilíneos, além de cabine mais sóbria. Ambos terão também versões totalmente elétricas, estratégia que tem mostrado muito sucesso em Opel Corsa e Peugeot 208.
Vale ressaltar que a Peugeot desistiu do segmento de carros de passeio médios no Brasil, deixando a faixa de preço preenchida pelos SUVs 2008, 3008 e 5008. Em 2020 será lançada a nova geração do 208 no Brasil, que deverá ser o único hatch da marca no Brasil. A Opel não tem planos para vender seus carros no nosso país.
Fonte: icarros