Qual é a melhor altura para comprar carro?
Tal como existe a época dos saldos nas lojas de roupa, também é mais vantajoso comprar carro em determinadas alturas do que outras. Tal como as peças de roupa, também alguns carros podem ver o seu preço variar consoante a época do ano. Portanto, saber como funciona o mercado automóvel poderá trazer grandes vantagens.
1. Lançamentos
É frequente, durante os lançamentos de automóveis, as marcas oferecerem uma campanha especial de lançamento que contempla a oferta de vários níveis de equipamento e, também, um maior desconto no preço inicial do veículo ou, então, um valor bastante maior pela retoma do seu automóvel.
Algumas marcas, como é o caso da Mercedes Benz, sempre que lançam um automóvel novo e durante o primeiro ano de produção, oferecem aos seus clientes um elevado nível de equipamento e configurações exclusivas para essa versão, distinguindo-as das demais, colocando vários emblemas no carro simbolizando “Edition 1“. Esta tem sido uma tradição nos últimos anos, na Mercedes, e estes carros têm sido mais procurados no mercado de usados, mantendo assim mais alto o seu valor comercial.
2. Fim de linha
Com o rápido avanço da tecnologia, os carros ficam desatualizados em muito pouco tempo e as marcas cada vez mais se veem obrigadas a lançar modelos novos e totalmente renovados, quer no interior quer no exterior, em curtos períodos de tempo.
Antigamente, carros como o Volkswagen Carocha, o Renault 5 ou o Mini eram vendidos durante mais de 20 anos sem qualquer alteração. Porém, hoje em dia, a grande maioria das marcas lança um novo modelo a cada cinco anos, sensivelmente, sendo que ao final do segundo ano de produção é lançado um facelift, que promove algumas alterações superficiais ao modelo, as quais ajudam, sobretudo, a manter o modelo atual no mercado.
Sempre que é anunciado um modelo novo, este demora sempre alguns meses até ser lançado. Todavia, a partir desse momento, o modelo em vigor é considerado um “fim de linha” e, caso haja um stock de carros produzidos relativamente elevado, as próprias marcam lançam campanhas e promoções para acelerar as vendas dos últimos modelos.
3. Black Friday
Já uma tradição antiga nos Estados Unidos da América, em tudo o que é loja de roupa e de produtos eletrónicos, só mais recentemente chegou à Europa e são cada vez mais as marcas que aderem à “sexta-feira negra”, que é a última sexta-feira do mês de novembro. Este ano foram várias as marcas que aderiram a esta campanha, oferecendo desconto direto em vários modelos ou oferecendo equipamento extra, permitindo assim gastar menos dinheiro e comprar um carro bastante mais “recheado”. Com a tendência de crescimento do mercado, é de esperar que a Black Friday se torne uma tradição na indústria automóvel e uma ótima altura para comprar carro novo.
4. O inverno
Poderá parecer estranho, mas o inverno é uma excelente altura para comprar carros. Sobretudo se o alvo for um descapotável. Durante os meses mais frios ninguém pensa em andar pela estrada com a capota aberta, porém, e assim que chegam os meses mais quentes, muito se imaginam a circular numa marginal ao volante de um descapotável e os stands sabem que existem os mais afortunados que, assim que vier o sol, irão tentar cumprir os seus sonhos.
Tudo isto se resume na lei da oferta e da procura: como há mais procura no verão, os preços dos descapotáveis sobem nessa estação do ano. Os que não são vendidos nessa época, para não ficarem mais um ano à espera no concessionário, os vendedores preferem abdicar de parte do seu lucro para libertarem espaço para receberem outros carros que terão maior procura durante todo o ano.
5. Final do ano
O final do ano é uma altura particularmente dispendiosa para os agregados familiares. Entre os infindáveis jantares e almoços de Natal e prendas para os mais pequenos, por vezes parece que nem se chega a ver o ordenado ou o subsídio de férias. Contudo, o mês de dezembro é um dos melhores meses do ano para comprar carro e tudo se resume a números.
Os concessionários, apesar de pertencerem às marcas, são entidades individuais e podem adotar as suas próprias políticas e a cada um destes é atribuído um número de automóveis para venda ao público. Posteriormente, por uma questão de ranking e de importância de cada concessionário perante as marcas (para terem mais relevância e, assim, acesso aos melhores clientes e às grandes novidades), os concessionários tentam atingir e superar o número de vendas a que se propuseram no início do ano. Chegado o mês de dezembro, é hora do concessionário fazer o balanço do ano e vender mais uma dezena de carros só irá ajudar nessas contas. Por isso, é frequente que os stands façam grandes descontos nos modelos expostos (que, geralmente, são modelos muito bem equipados). Sempre que se compra um carro novo, a somar ao valor do carro, há que ter em conta as despesas associadas à manutenção, que vão desde o valor do seguro, aos impostos anuais e à manutenção em si mesmo (revisões e inspeção). Por isso, sempre que se puder poupar algum dinheiro extra na compra a carteira agradece. Nuno Castel-Branco é head of motors do Standvirtual
Fonte: Dinheiro Vivo