Notícias

Robert Bosch Venture Capital investe na Trunk

A Robert Bosch Venture Capital GmbH (RBVC) anunciou o investimento na Trunk, uma start-up sediada em Pequim, na China, que fornece soluções combinadas de hardware e software para camiões autónomos.

Trata-se da primeira empresa a entrar em fase de produção no que toca a soluções de camiões autónomos para o mercado de logística, avaliado, atualmente, em cerca de 19 mil milhões de dólares.

As soluções da empresa apresentam inteligência artificial (IA) e são projetadas, especificamente, para aplicações de logística, como transporte de contentores dentro e entre portos e armazéns.

A Trunk fornece o conjunto completo de tecnologia para fabricantes de camiões. Os desenvolvimentos da empresa incluem software de gestão de frota e controlo remoto, certificado para uso automóvel (ISO 26262), que pode ser totalmente integrado nas plataformas operacionais do cliente, como sistemas operacionais de terminais em portos.

Os módulos de perceção, tomada de decisão e planeamento do tronco oferecem a melhor precisão de localização do setor. Ao alavancar redes neurais especialmente projetadas, bem como tecnologias de inferência e robótica, a Trunk pode adaptar, com precisão, as suas soluções às necessidades do cliente.

Ao fazê-lo, a empresa está a contribuir para compensar uma crescente escassez de motoristas, economizando energia e facilitando fluxos de trabalho fastidiosos. O sucesso dessa abordagem já está visível nas fortes parcerias estratégicas, como, por exemplo, o China Merchant Port, o maior operador portuário da China. Entre os clientes da start-up, estão gigantes de logística, como o porto de Tianjin e Sinotruck.

Nos últimos anos, a China tornou-se num importante centro de manufatura, comércio e desenvolvimento de tecnologia, tendo visto o consumo interno aumentar de acordo com isso. Como resultado, a procura por serviços de logística no país atingiu níveis históricos.

No entanto, como acontece com muitos países, a China enfrenta uma escassez de motoristas de camião qualificados, o que dificulta o acompanhamento da procura existente. A Trunk acredita que a tecnologia de camiões autónomos é a chave para enfrentar tais desafios.

Os fundadores da Trunk são os pioneiros chineses na condução autónoma. A equipa de gestão é formada por especialistas em IA, veteranos da indústria automóvel e líderes em logística, todos com excelentes antecedentes.

Os acionistas incluem a iFlyTek, empresa líder em IA, a GLP, gerente global de investimentos especializado em logística e tecnologia relacionada, e a EBVC, investidora em logística.

Juntamente com a RBVC, este grupo de investidores continuará a fornecer à Trunk um amplo suporte para trazer os camiões autónomos para a estrada.

Fonte: Jornal das Oficinas

Tags
Mostrar Mais

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close