Rússia: Novo avião de carga superpesado para substituir icónico Antonov An-124
O Antonov An-124 foi durante um longo período o maior avião do mundo. Posteriormente, este foi destronado pelo seu sucessor, o An-225. Esta aeronave foi projetada com o intuito de transportar o vaivém espacial soviético Buran. 37 anos depois, a Rússia tem em desenvolvimento o Slon (que em russo se traduz como Elefante), capaz de transportar uma carga útil de 180 toneladas.
Atualmente, a indústria aeronáutica enfrenta grandes desafios. Se por um lado a Boeing procura voos mais espaciais, a AirBus conquista espaço maior no mercado comercial. Os russos dão passos em vários mercados.
Slon será o maior avião do mundo
Segundo informações, o sucessor do An-225, o Slon, será capaz de transportar uma carga útil de 180 toneladas. Assim, tem capacidade de carregar mais 60 toneladas que o seu antecessor. Em termos de distância, este pode voar até sete mil quilómetros e a uma velocidade de 850 quilómetros por hora.
O Instituto Aerohidrodinâmico Central Zhukovsky (TsAG), o maior centro tecnológico da indústria aeroespacial russa, está a trabalhar no design do Slon. Nesse sentido, foi com o trabalho atual que a TsAG revelou um modelo metálico em escala.
Para os testes complementares de aerodinâmica, o modelo de 1,75 metros de envergadura e 120 quilos prestará o seu serviço durante os próximos meses. Serão também validadas as especificações técnicas de voo esperadas.
O que deu mais trabalho foi a asa, que se diferencia pela sua complexa forma espacial para garantir alto desempenho aerodinâmico nos modos de cruzeiro.
Explicou Andrei Sidorov, subdiretor do departamento tecnológico de produção experimental do TsAGI.
Várias aeronaves têm superado em capacidade o An-124 Ruslan desde a sua comercialização na década de 1980. Contudo, outro Antonov, o An-225 Mriya, que é uma versão ampliada do An-124, mantém-se como o maior dos aviões hoje em operação no mundo. Este foi o único a ter superado as 250 toneladas de transporte de carga.
Segundo se reportou no ano anterior, o substituto do Antonov, o Slon, foi incluído no programa estatal de armamentos para 2027. Desta forma, esta será a aeronave com a maior carga útil do mundo.
Fonte: pplware