Steve Wozniak “desistiu da ideia” de condução autónoma de nível 5
Um dos fundadores da Apple, Steve Wozniak, não acredita que a condução autónoma venha a ter aplicação nas estradas devido à enorme quantidade de imponderáveis com que tem de lidar.
Figura de relevo no universo da tecnologia, Wozniak tem sido um grande defensor das potencialidades da condução autónoma de nivel 5, ou seja, aquela que dispensa, por completo, a intervenção do condutor ou, sequer de um humano no seu interior.
No entanto, tendo observado os primeiros passos desta tecnologia nos últimos anos, Wozniak entende que o melhor é desenvolver sistemas que assistam os condutores na sua atividade e não sistemas que assumam por completo aquelas tarefas.
Durante uma conferência da J.D. Power, em Las Vegas, o perito tecnológico referiu ao site Automotive News que seria mais indicado que se trabalhasse em soluções de complemento ao condutor e não na autonomia de nível 5.
“Dei um passo atrás nessa ideia do nível 5. Desisti verdadeiramente. Nem sei se irá acontecer durante a minha vida”, é citado Wozniak naquele site, considerando que os veículos autónomos sair-se-iam melhor se “modificássemos as estradas e tivessemos algumas secções bem mapeadas e mantidas limpas de detritos, se nada de pouco habitual acontecesse e se não existissem obras na estrada”.
Além disso, Wozniak criticou, de certa forma, as falsas expectativas criadas em muitas pessoas, que acreditavam ser já possível andar num carro sem condutor e com destreza.
“O que fizemos foi enganar as pessoas para que pensassem que este carro [autónomo] ia ser como um cérebro humano e ser realmente capaz de fazer novas coisas e dizer ‘aqui está algo que nunca vi antes, mas sei o que se está a passar e é assim que devo enfrentá-lo’”, acrescentou, recordando que, por oposição às máquinas, “um humano consegue fazê-lo”.
Ainda assim, confessa que já andou num veículo autónomo, em Las Vegas, na famosa ‘strip’ central da cidade, através da Lyft, que em parceria com a Aptiv transformou uma série de BMW para darem boleias naquela zona.
Fonte: Motor 24