A marca do primeiro automóvel turco será “TOGG” e foi criada para tornar real um sonho de 60 anos deste país: construir o primeiro automóvel turco e acelerar a transformação da indústria automóvel no país. A TOGG apresentou num evento público o seu protótipo C-SUV, um automóvel elétrico com energia de bateria e elevada conectividade.
TOGG (Türkiye’nin Otomobili Girişim Grubu ) que prevê lançar comercialmente o seu SUV em 2022, resultou de um consórcio de cinco grandes empresa turcas, que se reuniram para criar uma plataforma completamente nova e “100% turca”. A gestão operacional é da responsabilidade de Sérgio Rocha, um engenheiro brasileiro que esteve 37 anos na GM.
Se a conceptualização e financiamento são completamente Turcos, o design do TOGG resultou do trabalho da casa de design italiana Pininfarina, que foi selecionada como parceira estratégica.
Nesta revelação do TOGG, ficou-se a saber que foi projetado para ter uma autonomia entre os 300 e os 500 km, com possibilidade de carga rápida de até 80% em 30 minutos. Relativamente ao sistema de tração, uma das propostas é de uma versão de motor localizado na traseira, com 200 cv e a outra é de um sistema de tração às 4 rodas, dois motores e uma potência total combinada de 400 cv, permitindo esta ir dos 0 aos 100 km/h em 4,8 segundos.
Fonte: Auto news