Valor de mercado da Tesla já supera em quase 50% o da General Motors
Os investidores estão otimistas quanto à Tesla, que já vale mais do que a General Motors, embora as receitas da empresa de Elon Musk estejam abaixo das da concorrente - e a cair.
A Tesla atingiu máximos históricos que elevaram o seu valor de mercado para os 77 mil milhões de dólares (69,45 mil milhões de euros) – cerca de 49% acima do valor registado pela General Motors.
A Tesla está a subir há cinco sessões consecutivas, tendo na última avançado 1,49% para os 425,45 dólares, um máximo histórico que equivale à avaliação de 77 mil milhões de dólares, o que mereceu o comentário do CEO, Elon Musk, no Twitter. Desde o início do ano, a empresa conta uma valorização de 27,78%, com destaque para os últimos três meses, nos quais subiu 75%. Já a General Motors regista um saldo anual negativo de 3%.
No que toca ao volume de produção, a General Motors é atualmente a quarta maior fabricante a nível mundial, atrás da Mercedes, Volkswagen e Toyota, e contou receitas de 36 mil milhões de dólares no terceiro trimestre deste ano, na ordem do obtido no período homólogo. Já a Tesla atingiu proveitos de 6,3 mil milhões de dólares, 8% abaixo do registo do ano anterior.
A favor de Elon Musk está, contudo, outra métrica: parece haver maior procura pelos carros que a sua empresa fabrica do que aqueles que esta tem, neste momento, capacidade de produzir. Na calha está uma megafábrica na China, o maior consumidor automóvel do mundo, embora em declínio. As previsões da Tesla apontam para que, ainda assim, a abertura da nova fábrica leve a que as vendas disparem nos próximos dois anos. Paralelamente, a Tesla também pretende abordar com maior agressividade o mercado europeu – apesar de este também se encontrar em abrandamento. A cidade escolhida para erguer as novas instalações é Berlim.
Outro dos argumentos que puxa pelas cotações da tesla é o otimismo relativamente ao Model 3, cujos preços começam nos 40.000 dólares, abrangendo uma fatia muito maior de consumidores que o anterior Model S, cuja versão mais barata custava 80.000 dólares. A Cybertruck, a carrinha da Tesla, também poderá afirmar-se com sucesso naquele que é um dos segmentos mais relevantes nos Estados Unidos, o das pick-ups.
Por fim, num olhar mais geral, a Tesla parece ter outra vantagem em relação aos concorrentes: apesar de cada vez mais competição, a empresa de Elon Musk continua na liderança do mercado de carros elétricos e autónomos, estes que são vistos como o futuro da indústria automóvel.
Fonte: Jornal de Negócios