Volkswagen Autoeuropa. “Somos servidos por estradas que ameaçam pessoas e bens”
O maior investimento estrangeiro em Portugal, a Volkswagen Autoeuropa, queixa-se da falta de investimento das autoridades nacionais nas vias de acesso à fábrica.
Buracos, poças de água, regos na estrada. Foi através da rede LinkedIn que os responsáveis da fábrica Volkswagen Autoeuropa manifestaram publicamente o descontentamento relativamente ao estado de degradação das vias de acesso à fábrica.
Um estado de degradação tão avançado que, na opinião dos responsáveis da fábrica de Palmela, é uma “ameaça à segurança de pessoas e bens”.
A acompanhar a publicação no LinkedIn, os responsáveis da fábrica de Palmela anexaram três imagens.
Neste post, os responsáveis da «fábrica de Palmela» aproveitaram ainda para recordar a importância da fábrica para o país e para a região: “Somos o maior investimento estrangeiro em Portugal, o segundo maior exportador e a sexta maior empresa portuguesa”. Uma lembrança que é secundada por um alerta final:
A atratividade de Portugal não depende apenas de uma boa imagem no exterior. A que projetamos internamente é tão ou mais importante.
Contactado pela Razão Automóvel, João Delgado, responsável pela comunicação e relações institucionais da Volkswagen Autoeuropa, afirmou que os responsáveis da fábrica têm “feito todos os esforços para resolver esta situação junto da entidade responsável [a Câmara Municipal de Palmela], porém sem sucesso — apesar das boas relações institucionais que mantemos”.
A Razão Automóvel contactou também a Câmara Municipal de Palmela, mas ainda não obtivemos resposta.
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Volkswagen Autoeuropa. Mais do que uma fábrica de automóveis
Fundada em 1991, a Volkswagen Autoeuropa — inicialmente nascida de uma joint-venture entre o Grupo Volkswagen e a Ford — é atualmente responsável por 75% de toda a produção automóvel nacional e representa 1,6% do PIB português.
Modelos conhecidos dos portugueses, como é o caso do SEAT Alhambra, Volkswagen Sharan, Eos, Scirocco e mais recentemente, Volkswagen T-Roc, são apenas uma das faces mais visíveis da Volkswagen Autoeuropa.
Porém, a fábrica do Grupo Volkswagen localizada em Palmela não se dedica apenas à montagem final de automóveis. Dos 38,6 milhões de peças estampadas que saíram da Autoeuropa em 2019, 23 946 962 foram para exportação.
Peças estampadas que fornecem 20 fábricas espalhadas por nove países e três continentes, e que têm como destino final modelos das marcas SEAT, Škoda, Volkswagen, AUDI e Porsche.
Forte investimento em 2020
Apesar dos constrangimentos nos acessos à Autoeuropa, a Volkswagen já anunciou um investimento de 103 milhões de euros para 2020.
Parte desse investimento será alocado à modernização e automatização do armazém de logística interna e à construção de uma nova linha de corte na zona das prensas metálicas.
Recorde de produção em 2019
Nunca a Volkswagen Autoeuropa produziu tantas unidades como no ano passado.
Em 2019 saíram da linha de produção da fábrica de Palmela mais de 254 600 automóveis. Um número recorde e um dos motivos pelos quais a fábrica portuguesa da Volkswagen está no topo das tabelas de eficiência e qualidade do grupo alemão.
Fazendo as contas, da Volkswagen Autoeuropa saem todos os dias mais de 890 carros. Um número que em 2020 poderá aumentar, em virtude dos investimentos que o Grupo Volkswagen tem vindo a fazer na fábrica portuguesa.
Fonte: Razão Automóvel