Volvo chama 4.600 carros às oficinas em Portugal. Mas só quando estado de emergência for levantado
A Volvo está a realizar um recall de mais de 730 mil veículos em todo o mundo devido ao risco de uma falha no sistema de travagem de emergência. Em Portugal são cerca de 4.600 os carros a serem chamados à oficina.
O recall global da Volvo abrange 736.430 automóveis pelo risco de que o sistema de travagem de emergência autónomo (AEB) possa ter uma falha. A marca explica que a falha detetada indica que o AEB poderá “não funcionar corretamente em certas situações e em certas temperaturas”.
A Volvo assinala que o sistema AEB poderá não travar como suposto perante certos objetos, peões e ciclistas. No entanto, sublinha, o sistema continua a emitir alertas visuais e sonoros aos condutores.
Assim, a fabricante sueca assegura que os veículos continuam a poder ser usados de forma segura e que o sistema convencional de travagem continua a funcionar normalmente e nota que ainda não tem conhecimento de nenhum incidente relacionado com o problema detetado.
Em Portugal são 4.607 carros afetados
Ao Negócios, fonte oficial da Volvo Portugal indicou que no mercado português são 4.607 os veículos abrangidos pelo recall.
Em causa, detalha a mesma fonte, estão “os modelos XC40, S60, V60, V60CC, XC60, S90, S90L, V90, V90CC e XC90 dos anos 2019-2020”.
A Volvo Portugal sublinha que se trata de “um recall preventivo” e que “o sistema de travagem normal e outras funcionalidades não estão afetadas”.
Quanto à altura para os proprietários dos veículos se deslocarem às oficinas, a mesma fonte indica que dado o estado de emergência em vigor ainda não há data para que isso ocorra.
“Pedimos o favor de o cliente contactar o seu concessionário Volvo para agendamento de uma visita assim que possível”, refere.
Fonte: Jornal de Negócios